quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Dicas Organização Fotografia - 4

É muito importante ter em mente que CDs e DVDs são ainda menos confiáveis que os discos rígidos e devem ser usados como uma medida de segurança adicional, para o caso de o HD pifar, mas não devem ser a única cópia existentes das fotos. Faça o backup em discos removíveis, mas não apague os originais do HD – nem que para isso seja necessário comprar um novo ou substituí-lo de tempos em tempos (felizmente os preços têm caído muito).
Outro caminho é fazer as cópias de segurança em um segundo HD, de preferência removível, para não ser afetado por sobrecargas elétricas ou vírus junto com o disco principal. Ah, e esse segundo HD – assim como os CDs e DVDs de backup – deve ser mantido separado do computador, para não compartilhar com ele os estragos causados por um incêndio, enchente ou coisa que o valha.
Por fim, é bom tomar cuidado com a chamada obsolescência da tecnologia. De nada adianta ter todos os seus mais preciosos arquivos de dez anos atrás guardados em disquetes de 5¼ dentro de um cofre se os computadores atuais não possuem mais os leitores para esse tipo de disco. Se o seu backup for em CD, por exemplo, além de verificar se os discos ainda funcionam de tempos em tempos, lembre-se de transferir tudo para outro tipo de mídia quando esta começar a cair em desuso. Parece exagero? Sim, mas você não gostaria que os seus netos pudessem ver suas fotos daqui a 50 anos como você deve ter podido ver a dos seus avós?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails