terça-feira, 23 de setembro de 2008

Termos de Scrapbooking

Hoje, dando minhas passeadas por outros blogs, vi um texto que achei muito legal e que talvez possa ajudar as novas scrappers, logicamente que devo dar o devido crédito ao blog ScrapTeam e, mais precisamente à autora que é a Pri Rocha.

"Termos usados no Scrapbooking

Designer – Esta cria os kits, os elementos, papers, alphas, etc.
Scrapper – Esta faz a montagem de páginas de scraps.
Sampler – São amostras dos produtos.
Freebies - Kits gratuitos.
CT – Creative Team, é um grupo de criação, formado por scrappers, que trabalha para designers, com o objetivo de divulgar os kits, fazendo páginas de scrap.
CT Call – Chamada para seleção do grupo de criação.
Créditos - Informação da página de scrap, de quem é o paper, elementos, fontes, etc.
ABR - Ferramenta “Brush” nativa do Photoshop, são pincéis.
Action – São ações gravadas no photoshop, facilitam muito e tornam o trabalho mais prático e rápido.
Bow – São os laços.
Ribbon – São as fitas.
Cardboard – É o papelão, muitas vezes aparecem meio rasgadinhos.
Corners – São as cantoneiras, usadas para prender a foto.
Crumple - Efeito “Amassado”.
Doodles – Desenhos feitos a mão.
DPI - dots per inches (pontos por polegada) - Resolução de imagem para impressão.
Embellishment – São os enfeites.
Eyelet – Ilhós.
Fibers – Fibras.
Ric-Rac – São as sianinhas.
Flowers – Flores
Stitch(es) - Costurinhas, alinhavos e bordadinhos.
Tag - São aquelas etiquetas em vários formatos e tamanhos, muito usadas para enfeitar os LOs, escrever pequenos journalings, com monogramas estampados etc.
Frame - Moldura
Free Style – É um estilo de layout, sem definição prévia, não precisa ter estilo certinho.
Shabby – Éo efeito envelhecido nos scraps, meio sujinho.
Journaling – é o texto do layout, pode ser uma música, poesia, ou frases que inventamos, também necessita de créditos.
Templates - Arquivo em formato PSD (Photoshop) formado por diversas camadas e usado para criar layouts.
LO – Layout, a nossa página de Scrap.
Mask - Máscara
MP - Mensagem Privada
PAP - Passo-a-Passo
Paper Clip - Clipe para papéis.
Plugin – são programas que associados a outros (como o ps e psp) desempenham certas funções, o objetivo é a praticidade de obter resultados.
PPI - Points per Inch (pontos por polegada) - Resolução de imagem para tela do computador.
PS - Photoshop
PSP - Paint Shop Pro
Quick Page -QP -é um layout semi-pronto, onde só é preciso colocar a foto e o journaling.
Scraplift – Lift significa copiar, no caso do scrap, é quando nos inspiramos em alguns layouts para fazermos os nossos, temos que dar os créditos dos lifts.
Sketch - É o esboço ou rascunho que criamos antes elaborar uma página. Nele definimos como ficarão dispostos títulos, fotos, journaling, enfeites etc. O mesmo sketch pode se usado como exemplo para diferentes páginas.
Tearing - Efeito “Rasgado”
Tuto - Tutorial
TOU - Terms of Use – São os termos de uso que acompanham os kits, nele poderemos saber o que podemos ou não fazer com os kits.
Wordart – são frases com toque artístico

Estilos

Como sempre vivo a fuçar em blogs alheios, e olhando as aulinhas do scrapkut , achei uma dica super legal, das meninas, porque nem sempre sabemos tudo, então, vale a pena pesquisar por aí, que sempre achamos novidades e coisas ótimas, olhem só…

Estilo Heritage/Vintage: A palavra Heritage significa herança, são as tradições, a cultura, os valores que são passados através das gerações.O Vintage é um estilo de scrap baseado no uso de papéis e enfeites com aparência antiga.As cores que predominam tanto nos papéis como nos elementos vão do marrom ao amarelado, com aparência de envelhecidos. Mas também aparecem o verde, o vermelho, o laranja, sempre em tons mais queimados e escuros. Usa-se também fotos antigas .

Freestyle -Como o próprio nome já diz: Estilo livre. Use e abuse! Faça o que quiser! Não siga regras!!!Esse é um estilo que é muito fácil de reconhecer pois vendo os LO’s, nos dá a impressão de serem exagerados! Muita gente não se identifica com ele. Mas outras tiram de letra.
Simple& CleanComo o nome diz, esse é um estilo mais simples, de visual mais limpinho…Geralmente, os LOs nesse estilo possuem apenas uma foto, de tamanho médio. Mas também podem ter mais de uma foto…O design é limpo, os elementos são trabalhados em torno da foto, deixando muito espaço livre na página, uma das características do estilo.O uso das cores é amplo, indo dos tons mais claros aos alegres e fortes, mas sempre fazendo uma composição com harmonia e suavidade

Shabby- Que pode ser chamado também de Shabby - Chic.Em sua definição, podemos dizer que esse estilo tem como características o uso de papéis lixados, manchados, amassados, envelhecidos… para dar uma aparência gasta e envelhecida, porém sem deixar de ser elegante, chique.As inspirações para esse estilo (que aprecio muito!!!!) podem vir de qq coisa, mas geralmente são buscadas em papéis de paredes, porcelanas, almofadas, móveis… Objetos provenientes de fora do mundo do Scrap.Seguindo esse estilo, usa-se muito em suas composições as Scalloped Borders, muitas fitas e laços, flores… As fotos antigas, ou até mesmo preto e brancas, caem muito bem aqui! Outra característica marcante, é o uso de brushs e overlays, que ajudam a dar um “ar envelhecido” ao trabalho. Enfim, as possobilidades desse estilo são muitas, e o resultado, sempre maravilhoso "

Quando ficamos mais adeptas a esta arte MARAVILHOSA vamos nos acostumando com estes termos, mas é sempre bom lembrá-los....

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails